Diferenças do Psicólogo e do Psicanalista
- Alessandra Becker
- 8 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Na psicologia, o psicólogo pode escolher uma teoria para guiar seu trabalho, estando entre elas, a psicanálise. Enquanto que para ser psicanalista não é necessário ser psicólogo, uma vez que esta possui a sua própria formação e metodologia de trabalho.
Para alguém se tornar psicólogo é necessário realizar uma graduação com duração mínima de 5 anos onde são estudadas e praticadas inúmeras técnicas e teorias.
Já na formação em psicanálise, não há uma instituição regularizadora que proporciona diploma, assim como, não se faz necessário ser psicólogo ou possuir graduação.
A psicanálise é acima de tudo uma ética, onde o profissional deve sustentar um tripé: análise pessoal, supervisão de seus casos clínicos e estudos da teoria. E através de sua dedicação a este tripé, exercitar constantemente a sua formação psicanalítica que está sempre em construção.
Trabalhando com base na investigação e compreensão do inconsciente por meio da fala.
Sem utilização de testagens, tarefas e planejamento de trabalho, como fazem outras abordagens da Psicologia.
Ressalvo que todas as abordagens são eficientes e suas diferenciações são válidas para que cada pessoa escolha a forma com que melhor se identifica e que melhor atende as suas necessidades.
A Psicanálise foi a que consquistou meu coração e aqui ainda falta espaço para falar mais dela.
Você tem mais alguma dúvida? Deixe sua pergunta ou contribuição aqui nos comentários.




Comentários