top of page

É impossível crescer sem estar disposto a passar pelo sofrimento

  • Foto do escritor: Alessandra Becker
    Alessandra Becker
  • 8 de abr. de 2024
  • 1 min de leitura

Você já transformou algo ou mudou a sua vida por ela estar sendo boa demais?! Creio que não... E é sobre isso que quero discorrer nesse pequeno texto.


Todo mundo quer fugir do sofrimento, e isso é óbvio! E em certa medida, saudável. Mas muitas vezes, impossível! Por isso, nós precisamos encarar o fato de que o sofrer está para além do desconforto (físico ou psicológico), o sofrer aponta para algo que precisa ser olhado, compreendido e transformado.


Sofrer gera desconforto, e o desconforto gera a necessidade de tomar decisões. Em meio a isso, você pode decidir: paralisar-se com o sofrer ou movimentar-se frente a ele. O sofrer inevitável ainda estará ali, mas a sua escolha determinará as consequências dele e o tempo que ele irá durar.


E eu sei que não é fácil, sei que a disposição do corpo e da mente enganam, pois eles ligam um alerta tão alto para as coisas novas do seu movimento que camuflam o alerta constante do sofrimento atual.


Por isso, te convido a refletir: “o que vale a pena na sua vida?” “você já está em sofrimento ou entrará nele apenas ao olhar para isso?” E por fim, ultimamente, qual tem sido a sua decisão: camuflar ou olhar para o sofrimento?


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O papel do inconsciente no cotidiano

Freud nos mostrou que o inconsciente está presente em nossas vidas de forma constante, mesmo quando não nos damos conta. Ele se manifesta em sonhos, lapsos de linguagem, esquecimentos e repetições. O

 
 
 
O que significa escuta clínica?

Na vida cotidiana, estamos acostumados a conversas rápidas, cheias de conselhos e opiniões. Mas a escuta clínica é diferente: trata-se de um espaço singular, onde a palavra do paciente é acolhida em s

 
 
 
Quando procurar terapia?

Muitas pessoas se perguntam se existe um “momento certo” para iniciar a terapia. A verdade é que não há uma única resposta. Procurar um espaço de escuta pode ser importante em diferentes fases da vida

 
 
 

Comentários


bottom of page