top of page

É preciso ressignificar

  • Foto do escritor: Alessandra Becker
    Alessandra Becker
  • 8 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Não adianta mudar as suas atitudes, se você não mudar os significados... Nós compreendemos o mundo e a nós mesmos, através de significantes e significados marcados durante toda a nossa constituição psíquica.


R.E.S.I.G.N.I.F.I.C.A.R- Alterar os significados, dar outro sentido.


"Eu lembro de quando eu tinha cinco anos e a sala da casa da minha mãe era gigante, eu me perdia lá e eu amava. Hoje, já adulto, eu vejo a mesma sala, tão pequena e não consigo sentir o mesmo."


Nessa citação, o sujeito não ressignificou. Não compreendeu que nem mesmo ele é do tamanho de uma criança de cinco anos e ainda assim, insiste em sentir a mesma sensação daquela época.


Que outro sentido dar a esta sala, quando sou eu quem me tornei grande diante dela e ela continua igual?!

Mesmo que o sujeito se sente e tente reproduzir o que fazia na época, não é possível ser igual.

A sua única opção em meio a isso, é resgatar o significado deste ambiente. É olhar a sala com outros olhos, olhos mais maduros e que hoje alteram a sua percepção.

Com certeza, a grandeza da sala, não é o que esse sujeito necessita ressignificar, mas sim o que há por trás dela dela e da sua infância.


Uma sala grande, que para mim, pode significar liberdade e que para você pode significar satisfação, para esse sujeito agora, pode significar um enorme vazio.

E, o problema em si, nunca estará realmente no tamanho na sala.


Aqui, a sala é apenas uma ilustração. Mas e em sua vida, você tem se percebido em situações que não consegue mais caber, compreender ou se encaixar? Busque os significados disso PARA VOCÊ e ressignifique!


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O papel do inconsciente no cotidiano

Freud nos mostrou que o inconsciente está presente em nossas vidas de forma constante, mesmo quando não nos damos conta. Ele se manifesta em sonhos, lapsos de linguagem, esquecimentos e repetições. O

 
 
 
O que significa escuta clínica?

Na vida cotidiana, estamos acostumados a conversas rápidas, cheias de conselhos e opiniões. Mas a escuta clínica é diferente: trata-se de um espaço singular, onde a palavra do paciente é acolhida em s

 
 
 
Quando procurar terapia?

Muitas pessoas se perguntam se existe um “momento certo” para iniciar a terapia. A verdade é que não há uma única resposta. Procurar um espaço de escuta pode ser importante em diferentes fases da vida

 
 
 

Comentários


bottom of page